RSS

Canais da Europa!

19 out


O Canal do Meio-dia (ou Canal du Midi) é um canal artificial, situado na região do Meio-dia (daí o seu nome), na França. É o mais antigo canal da Europa, estando ainda em funcionamento.Sem dúvida uma notável edificação.

Sua construção é datada sob o reino de Luis XIV. Além de ser o mais antigo canal da Europa é certamente o mais prestigiado. Ele foi idealizado e projetado (no século XVII) por Pierre-Paul Riquet, que decidira numa audaciosa aposta ligar o Mar Mediterrâneo ao Atlântico.

Esta gigantesca obra mobilizou em torno de 12 mil homens. O canal inteiro é adornado de obras de arte, que além de belas são funcionais, tais como: aquedutos, pontes, túneis,etc. Há também uma notável escada de água (de Fonsérannes às portas de Bèziers) que apresenta um desnivelamento de 21,5 metros.

O canal é navegável entre o rio Garonne, na altura de Tolosa, e Sète, no mar Mediterrâneo. Sua extensão é de 240 quilômetros, permitindo a comunicação entre o oceano Atlântico e o Mediterrâneo, conforme o planejado; atravessando regiões como Languedogue, Aube e Minerve. Além de cidades de importância, tanto econômica quanto histórica, como Bèziers, Narbonne, Trèbes,Carcassone e Castelnaudary.

A idéia do canal era solucionar problemas econômicos, militares e políticos, pois nele poderia transportar mercadorias, evitando a navegação em águas abertas. Assim, evitava-se o estreito de Gibraltar e o contorno pela península Ibérica.

Após 15 anos de intenso trabalho, enfadado a tantas lutas, Pierre-Paul Riquet conseguiu concluir a sua obra-prima. No entanto, arruinado, falecera um ano antes de sua inauguração, ocorrida em 1681.

O Canal do Meio-dia atualmente funciona como turismo fluvial. Recebe em torno de 50 mil visitas por ano. Lá você pode passear a pé, de bicicleta, ou se preferir de barco (há mais de quarenta operadoras na região para se alugar um barco).

O Canal do Meio-dia foi declarado Patrimônio da Unesco em 1996.


Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 19 de outubro de 2010 em NATUREZA

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: