RSS

O sacramento do batismo nas diferentes religiões

25 ago

“Eu estava conversando com um cara da minha classe, que disse que a prima havia começado a se “iniciar” na Wicca, mas ainda não tinha sido batizada. Ele contou que estava interessado em se iniciar também, e que estava ansioso em ser batizado… Até que eu disse ‘Sabia que o batismo em qualquer outra religião anula o batismo católico?’ – ele não sabia, e assim acabou desistindo de se batizar na Wicca…

O fato é: existem muitas pessoas superestimam o batismo,
e muitas também que o subestimam.

Algumas religiões batizam os fiéis ainda bebês, outras optam por preparar e conscientizar melhor antes do tal ato de consagração… Por mais que possa parecer um assunto pouco interessante, ou redundante, resolvi escrever esse tópico-artigo (faz séculos que eu não apareço por aqui, mas tudo bem) com uma listinha de vários tipos de ritos batismais, com resuminhos básicos para quem se interessar dar um Googlada depois. Espero que isso entretenha vocês ^^

– Batismo Católico
Esse todo mundo conhece. A madrinha segura a criança, o padre faz uma cruz com água benta na testa, etc… O batismo católico é realizado em nome da Santíssima Trindade, e não em nome da igreja.

– Batismo Judaico
Os bebês do sexo masculino são recepcionados com uma cerimônia chamada Brit Milah, que consiste basicamente na circuncisão. É marcada para o oitavo dia de vida, quando a circulação sanguínea já está mais estabelecida, para evitar riscos no ato cirúrgico. Na data, os pais costumam dar uma festa com orações e uma mesa farta para apresentar o recém-nascido a comunidade. Já as meninas, recebem uma benção na sinagoga durante a primeira semana de vida. Mas apenas quando as crianças judias atinge a maioridade (aos doze anos e um dia para as meninas, e aos treze anos e um dia para os meninos) é que passam a ser responsáveis pelos seus atos de acordo com as leis judaicas e podem ser batizadas.

– Batismo nas igrejas protestantes e evangélicas
O cerimônia geralmente é feita na imagem e semelhança do batismo que Jesus recebeu de João Batista, por imersão. Devido a falta de rios ou lagos adequados, hoje em dia costuma ser realizado em uma piscina especial. A idade mínima depende de cada corrente protestante, mas quase sempre varia de 8 a 12 anos, quando as crianças já estão conscientes do significado do sacramento.

– Batismo Hindu
“Om”, a sílaba da criação (aquele símbolo que parece um 30) é escrita na língua da criança com mel. A família também organiza uma grande festa para comemorar o nascimento.

– Batismo Muçulmano
Os muçulmanos não têm nenhum tipo de batismo para integrar-se à fé muçulmana. É necessário somente que uma pessoa recite o credo muçulmano que é muito simples e muito fácil de lembrar e que diz: “Não há outro deus que Alá e Maomé é seu Enviado” (7,158).

– Batismo Wicca
Um homem e uma mulher adultos são os padrinhos da criança e recebem o nome de “Patrocinadores”, serão os responsáveis por orientar e manter o interesse do jovem iniciado no estudo da Wicca. Geralmente é necessária a presença de um Grã-Sacerdote e/ou Grã-Sacerdotisa, e os rituais são diferentes para meninos e meninas. A cerimônia é complexa demais para resumir aqui, mas envolve bastante ritos simbólicos e pode ser facilmente encontrada no Google.

– Batismo Budista
Não há cerimônia de batismo no Budismo. O lema da religião é “Buscai vossa própria libertação.”, e a crença diz que essa busca pode começar a qualquer momento.

Devem ter mais exemplos… Mas já dá pra ter um panorama legal com esses. =)

Extraído deste tópico do orkut… http://u.nu/7rvue

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 25 de agosto de 2010 em CURIOSIDADE

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: