RSS

Acidente Ofídico

11 ago

Ou também chamamos de PICADA DE COBRA

O que é o veneno das cobras?
 As cobras venenosas apresentam glândulas salivares modificadas, responsáveis por produzir uma espécie de saliva tóxica rica em enzimas e proteínas, sua função básica é auxiliar na digesntão das presas, já que estas são engolidas inteiras.
Quais são os tipos de veneno?
 cada espécie de serpente apresenta seu veneno, por mais que os efeitos das picadas de duas cobras de diferentes famílias pareçam iguais, as suas peçonhas tarão formulas moleculares diferentes.
Mas mesmo assim podemos agrupar as cobras de acordo com os ofeitos dos venenos no corpo de outros seres. São os grupos de:
  • Ação Proteolítica: As proteínas presentes nesse tipo de veneno são capazes de necrosar os tecidos com os quais entram em contato, causando severas lesões locais.  Isso acarreta  diversas infecções, e pior, são capazes de romper as paredes das nossas veias e artérias, o que resulta em uma hemorragia.
  • Ação Sobre a Coagulação Sanguínea: É um problemas muito sério, pois o mesmo veneno que contém um forte coagulante também atua como um anticoagulante severo. Assim que o sangue envenanado chega na nossa microcirculação, local onde os vasos são mais finos, ele começa a se coagular, obstruindo a irrigação dos tecidos, por exemplo, do tecido renal. E após algum tempo esse mesmo veneno começa a barrar a coagulação do sangue por todo o corpo, mas isso sem afetar a microcirculação já comprometida. É uma situação muito delicada, pois nesse estado uma hemorragia ocorre facilmente, principalmente no caso de algum vaso rompido.
  • Ação Neurotóxica: Ocorre quando o veneno em questão consegue bloquear a transmissão de um impulso nervoso até o músculo. Dependendo da espécie de cobra o veneno pode ser pré ou pós-sináptico, mas am ambos os casos os músculos se encontrarão inertes após a picada.
Fui picado, o que eu faço?
 Primeiramente você vai ter que se manter calmo, depois seguir IMEDIATAMENTE para o hospital. Até lá pode-se lavar bem o local da picada e colocar gelo, o que retarde o efeito enzimas. Também é aconselhavel deixar o braço abaixo do nível do coração, para dificultar que o sangue envenenado chegue rapidamente até o mesmo.
 Você NÃO VAI FAZER UM GARROTE/TORNIQUETE! A única coisa que isso vai causar é um acúmulo de toxinas no membro, o que pode resultar em uma necrose irreversível!
A partir do primeiro minuto em que vc é picado o veneno já se espalhou pelo corpo, logo, NÃO ADIANTA CHUPAR O VENENO! Ele não vai estar mais lá, no exato local da picadura.
Eu fui picado por uma cascavel, o que vai acontecer comigo?
 vai acontecer mais ou menos assim:
 A pele começa um processo de necrose, assim que o procedimento médico se inicia a primeira coisa a fazer é retirar o tecido morto, reduzindo as chances de uma infecção grave.
– Um corte é aberto ao longo do braço, chamdo de “despejo”, com a  função de possibilitar o monitoramento do local onde possam ocorrer gangrenas e facilitar sua remoção, além de aliviar o grande inchaço dos tecidos internos.
 
-Após o tecido morto diminuir, inicia-se o processo de reconstrução. A pele deve retornar ao seu lugar, fios de tensão ajudam a sua acomodação. Só depois disso é possível suturar o tecido.

 Devido ao grande estrago cutâneo foi necessário um enxerto de pele no local. Isso estimulará a formação do novo tecido
  
 A pele não se acomodou como deveria na região da mão, por isso outro enxerto foi usado, chegando mais próximo da anatomia original da mão.
 
 E está pronto!O paciente recuperou 80% dos movimentos do braço e da mão, mas em muitos casos isso não acontece, infelizmente os membros acabam sendo amputados ou a pessoa acaba morrendo.

vi no issoébizarro

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 11 de agosto de 2010 em MACABRO E REAL

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: